Entre os óleos comestíveis comercializados mundialmente, o azeite de oliva é um dos mais importantes e antigos do mundo e muito utilizado na culinária mediterrânea. O Azeite de Oliva Extra Virgem, pode até ser considerado um Remédio.
É rico em ácidos graxos monoinsaturados, principalmente o oleico (ômega-9), que possuem propriedades de reduzir concentrações sanguíneas de LDL (ou “mau” colesterol) e aumentar o HDL (“bom” colesterol).
O azeite também é rico em polifenois, responsáveis pelo seu sabor característico, e que possuem ação antioxidante, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, protegem contra alguns tipos de câncer, e tem papel importante na produção de compostos que mediam a inflamação no organismo. Além disso, o teor de antioxidantes determina a estabilidade do azeite, ou seja, sua conservação e sua resistência.
Como é feito o azeite de oliva?
O azeite de oliva é obtido a partir da prensagem de azeitonas maduras, que é tratado exclusivamente por processos físicos: lavagem, moagem, homogenização da pasta e centrifugação ou prensagem e outros, decantação e Filtragem.
Não são adicionados produtos químicos para agilizar a extração, por isso, o resultado é um produto de boa qualidade, não fermentado e de baixa acidez. Por sofrer prensagem a frio, são necessários 6 kg ou mais de matéria-prima para se obter 1 litro de azeite. Vai depender da qualidade, tamanho, tipo do fruto entre outros.
Tipos de Azeite
Diversos fatores influenciam na qualidade do azeite de oliva, como a variedade da azeitona, condições climáticas na etapa de produção, tipo de solo, práticas do cultivo, estado de maturação do fruto, acidez e tempo de processamento das azeitonas após a colheita. Sendo assim, o azeite pode ser classificado em diferentes tipos:
Azeite Extra Virgem
Possui acidez menor ou igual a 0,80%, e é bem avaliado nos testes sensoriais. É um produtos de alta qualidade gastronômica e normalmente é utilizado na composição e finalização de pratos ou saladas.
Azeite Virgem
Boa qualidade, mas pode apresentar “defeitos” de cheiro e sabor em comparação ao azeite extravirgem. Apresenta acidez entre 0,8 a 2%.
Azeite Virgem Lampante
Tem acidez superior a 2%. Não pode ser consumido diretamente e, para que possa ser comercializado, deve passar por refinação. A partir do azeite lampante, podem ser fabricados mais dois tipos de azeites:
- Azeite refinado: obtido de azeitonas com alterações sensoriais, normalmente devido a problemas climáticos. Através do refino, é eliminado problemas referente a cor, sabor, aroma, além de parte das vitaminas e outros nutrientes. Porém, a estrutura química do azeite não é modificada, resultando em um produto com acidez máxima de 0,3%. Não é vendido aos consumidores, sendo destinado exclusivamente ao uso industrial. O azeite refinado pode ser misturado com outros tipos de azeite, como o azeite virgem ou extravirgem. Deve possuir acidez igual ou inferior a 1% e é classificado como azeite de oliva.
- Azeite composto: é um azeite de qualidade inferior, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o óleo de soja.
O que significa a acidez do azeite?
A acidez é medida pelo teor de ácidos graxos e determina a qualidade do azeite. O conteúdo de acidez depende de vários fatores, como por exemplo, as pragas que estiveram em contato com a oliveira, o clima, a manipulação das azeitonas, o processo de produção e armazenamento do azeite. Qualquer dano sofrido pela azeitona durante a colheita, transporte e estocagem, causa alterações e aumento da acidez.
Alguns benefícios do azeite de oliva
- Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular
- Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K)
- Fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer
- Ação anti-inflamatória
- Fonte de gordura mono e polinsaturadas, benéficas para a saúde
- Fonte de vitamina E
Azeite de Oliva emagrece?
O azeite de oliva emagrece e pode ser consumido em dietas para perda de peso. Esse efeito ocorre devido ao seu poder de aumentar a sensação de saciedade, já que demora mais tempo para ser digerido. Além disso, a ação anti-inflamatória do azeite pode auxiliar no tratamento da obesidade, uma doença pró-inflamatória. Para esses efeitos, o azeite deve estar associado com a prática de exercícios físicos e dieta equilibrada, pois apesar de ser uma gordura boa, se consumido em excesso o azeite engorda.
Qual o melhor Azeite de Oliva?
Os azeites de oliva extravirgem são considerados os melhores para consumo devido à baixa acidez e outros benefícios para a saúde. No momento da compra, verificar a data de produção e validade e deve-se preferir aqueles com embalagem de vidro e escuros, pois a incidência de luz pode oxidar o óleo. Em casa, também devem ser armazenados em local escuro, longe do calor.
Azeite de Oliva para o cabelo
O azeite de oliva no cabelo também oferece muitos benefícios, pois atua como hidratante, aumentando a umectação natural dos fios. Por ser fonte de vitamina E, retarda o envelhecimento e ressecamento do cabelo.
Como consumir azeite?
O azeite de oliva pode ser utilizado apenas na finalização dos pratos ou refogados simples, que não ficam muito tempo expostos ao calor, já que altas temperaturas alteram as características e benefícios do azeite. Apenas uma ou duas colheres de sopa ao dia já oferecem todos os seus benefícios.
Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!
Valor Nutricional do Azeite de Oliva: O Azeite de Oliva é rico em calorias e fornece cerca de 900 calorias por 100 gramas de sua ingestão. Ele é uma excelente fonte em gorduras, principalmente ácidos graxos monoinsaturados, comumente conhecido como MUFA, o azeite de oliva também contém polifenóis, ômega-3 e triglicérides ésteres.´
Benefícios para Saúde
Benefício do Azeite de Oliva Para Previne Contra o Câncer
O Azeite de Oliva é uma rico em Omega-3, o qual auxilia na prevenção do câncer e reduzir a taxa de crescimento de células do câncer no corpo. Além disso, O Azeite de Oliva também é rico em antioxidantes e vitaminas que ajudam na redução da mutação de células e também evita que os radicais livres ataquem o DNA.
Benefícios do Azeite de Oliva Para Cérebro
A perda de memória é comum depois de uma certa idade. A Presença de gorduras monoinsaturadas no Azeite de Oliva ajudam a diminuir as chances de déficit cognitivo. É recomendado o consumo de 3 colhe de sopa de Azeite de Oliva diariamente. Portanto, O Azeite de Oliva ajuda na luta contra muitos problemas relacionados ao cérebro como desequilíbrio do teor de água e no desequilíbrio das funções do sistema nervoso.
Benefício do Azeite de Oliva Previne Osteoporose
Já deu para perceber que o azeite de oliva é um alimento completo, faz bem para o coração, cérebro, cabelos, unhas e pele. E o que faltou? Os ossos! De acordo com estudos realizados na Universidade de Córdoba, na Espanha, o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo. Ou seja, consumir moderadamente ajuda a prevenir a osteoporose. Aproveite enquanto é tempo e regue já seu prato com azeite!
Benefício do Azeite de Oliva tem Ação antioxidante
O azeite de oliva tem ação antioxidante por conter vitaminas poderosas que dão uma força para manter a pele longe das rugas. Os antioxidante contidos no azeite são tão fortes que as árvores oliveiras são capazes de regenerar e auto proteger seus galhos e frutos. Além disso, a opção também tem propriedades anti-inflamatórias e é indicado como um hidratante facial para quem tem a pele seca.
Benefício do Azeite de Oliva Para Hidratar os Cabelos
Por ser um hidratante natural, o azeite de oliva pode ser usado como uma opção para dar mais vida aos cabelos . O truque é ideal para quem vive com os cabelos no cloro da piscina, ou pegou um dia de sol forte na praia e mar. Aplique o produto em temperatura morna nos cabelos e envolva os fios com uma toalha aquecida ou toca térmica. Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos normalmente. Pode apostar na aplicação mensalmente
Benefícios do Azeite de Oliva Para Pele
O Azeite de oliva é benéfico para a pele. Ele possuir Vários antioxidante , como Vitamina A e Vitamina E que ajudam na luta contra os radicais livres que danifica as células da pele. Eles têm propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir rugas e o envelhecimento precoce da pele. O Azeite de Oliva também podem ser usado como um hidratante por causa das suas propriedades hidrófilas, que ajudam na formação de uma camada protetora sobre a pele.
Benefício do Azeite de Oliva Para Diminuir Pressão Arterial
O azeite de oliva é benéfico para a pressão arterial; segundo um estudo realizado na Espanha, descobriu-se que quando consumido como parte da dieta diária, por pelo menos quatro semanas, pode diminuir a pressão arterial, isso porque tem um efeito positivo nas células que recobrem os vasos sanguíneos
Benefício do Azeite de Oliva Para Perder Peso
O azeite de oliva extra virgem, como fonte de gordura saudável, é de grande ajuda a quem pretende perder peso, isso porque ao consumir evitamos alimentos como a manteiga, margarina e frituras, realizando uma substituição desses por aquele, como parte de uma dieta saudável, que ajuda a perder peso. Porém para que isso aconteça, para que o consumo seja saudável, é necessário consumir o azeite cru, como tempero para saladas e verduras, e nunca para fritar alimentos com azeite, porque, uma vez que o cozinhemos ele perde suas propriedades e se torna prejudicial, por ter sido submetido à altas temperaturas.
Benefício do Azeite de Oliva Contra Doenças Coronárias
Devido à gordura mono insaturada do azeite de oliva, tomar uma dose diária reduz o risco de sofrer de doenças cardíacas, o que também significa menos níveis de colesterol total e de colesterol LDL; além do teor de polifenóis, que atuam como antioxidantes e contra os radicais livres.
Benefício do Azeite de Oliva Protege Contra Diabetes
A Diabetes tipo 2 ocorre durante a infância e por causa do obesidade, sedentarismo e hereditário da família. O Azeite de Oliva é rico em antioxidantes, vitaminas e ferro que por sua vez ajuda na prevenção de diabetes . As Gorduras mono-insaturadas presente no Azeite de Oliva estimular a secreção de hormona chamada glucagon que mais contribui para aumentar a taxa de secreção de insulina no pâncreas. O Azeite de Oliva ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue e também as inflamação no sistema que destrói as células beta produtoras de insulina no pâncreas.